Hoje a dica é de livro: “Sejamos todos feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie
- Gisele Fontes
- 28 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

Chimamanda Ngozi Adichie é uma premiada escritora nigeriana, atualmente considerada uma das mais influentes autoras de ficção com menos de 40 anos. No prefácio de “Sejamos todos feministas”, a Editora Companhia das Letras apresenta a autora nos seguintes termos:
“CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE nasceu em Enugu, na Nigéria, em 1977. É autora dos romances Meio sol amarelo (2008) —vencedor do Orange Prize, adaptado ao cinema em 2013 —, Hibisco roxo (2011) e Americanah (2014), publicados no Brasil pela Companhia das Letras. Assina ainda uma coleção de contos, The Thing around Your Neck (2009). Sua obra foi traduzida para mais de trinta línguas e apareceu em inúmeros periódicos, como as revistas New Yorker e Granta. Depois de ter recebido uma bolsa da MacArthur Foundation, Chimamanda vive entre a Nigéria e os Estados Unidos. Sua célebre conferência no TED já teve mais de 1 milhão de visualizações. Eleito um dos dez melhores livros do ano pela New York Times Book Review e vencedor do National Book Critics Circle Award, Americanah teve os direitos para cinema comprados por Lupita Nyong’o, vencedora do Oscar de melhor atriz por Doze anos de solidão”.
Segundo o jornal The Telegraph, este é o livro mais importante do ano de 2015, por apresentar uma definição única do feminismo no seculo XXI, uma defesa contundente da inclusão e a consciência sobre o que significa ser mulher nos dias de hoje. Um desafio lançado a mulheres e homens, porque todos devemos ser feministas.
Este é daqueles livros que não conseguimos largar antes de acabar. Possui pouco menos de 40 páginas em sua versão digital e está disponível para download GRATUITO no site da Amazon, então não podemos perder essa oportunidade de refletir sobre conceitos que nos são tão caros, como igualdade, equidade, diferença e diversidade, que nos fortalecem na resistência a todos os sistemas de opressão e que por isso são tão relevantes nas questões de gênero.
Descrição da imagem: Capa do livro Sejamos Todos Feministas, com a foto da autora em um fundo vermelho.
Commentaires