Carnaval: vale se colorir, mas sem correr risco de alergia
- Erica Coelho ( CRM - RJ 5291871-7)
- 5 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
No carnaval queremos nos colorir dos pés à cabeça, literalmente. Pintura corporal, maquiagem, esmalte, spray de cabelo, enfim, tudo o que temos direito. Mas é preciso ter cautela quando usamos esses produtos em crianças.
Pintar a unha de rosa chiclete pode? Tenho visto meninas lindíssimas com unhas rosa chiclete... VAMOS LÁ...
Ingredientes:
1. Tolueno — pode prejudicar o sistema nervoso central e provocar danos ao funcionamento do sistema reprodutivo. Dor de cabeça, fraqueza, desmaios, náuseas são problemas que um produto de baixa qualidade pode causar à sua saúde.
2. Formaldeído — As pessoas com alergia, ao entrarem em contato com o formaldeído, podem desenvolver dermatite e queimaduras químicas. Em casos mais extremos, pode causar alteração no ritmo cardíaco e câncer.
3. Dibutilftalato (dioctil phthalate) usado como aromatizante. Este componente perigoso pode causar desordens endócrinas, doenças ginecológicas e respiratórias.
Então o que e quando usar? A partir da adolescência e sempre esmaltes 5FREE.
5 Free: o esmalte não tem formaldeído nem suas resinas derivadas ou os seus derivados (resinas de formaldeido), tolueno, ftalato de dibutilo nem cânfora.
( 3 Free: ausente somente 3 substancias ruins - formaldeído, flatato de dibutil e tolueno). Sempre me perguntam em relação aos esmaltes infantis. E aí usar ou não usar?
A decisão sempre é da família. Mas uma criança com metabolismo detox alterado pode ter mais dificuldade em fazer o detox dessas substancias.
Minha opinião: Deixa isso para adolescência. E procura usar com cuidado. Somente boas marcas boas e 5 FREE.
Segundo o site da ANVISA: “Esmaltes permitidos para crianças são aqueles à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Por não possuírem solvente, o cheiro dos esmaltes infantis é bem diferente do presente nos esmaltes para adultos. Os esmaltes também podem possuir substâncias de gosto amargo, para evitar a ingestão acidental por parte das crianças, e cada tonalidade deve ser testada a fim de se avaliar o seu potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. O rótulo deve possuir orientações e advertências de uso.”
A mesma premissa é valida para maquiagens, pinturas corporais, tintas de cabelo e demais produtos. Para perfumes em bebes e/ou crianças pequenas . Para roupas super cheirosas por amaciantes. Às vezes, o bebe fica irritadíssimo com tanto cheiro e ele ainda não sabe te explicar que o perfume "delicioso" esta deixando ele irritadíssimo. O fato do cheiro não te incomodar não significa que não incomode o bebe. Alergias em nossas crianças são nosso dia a dia. Vamos evitá-las???

Comments