top of page

UMA PROPOSTA NUTRICIONAL PARA A SÍNDROME DE DOWN - OTIMIZANDO A METILAÇÃO NA TRISSOMIA 21

  • Gisele Fontes e Sabrina Araújo
  • 14 de jun. de 2019
  • 6 min de leitura

A terapeuta Gabi Giacomin disponibilizou a terceira parte da série de 5 publicações sobre sua proposta nutricional para a síndrome de Down e agora o tema é "Metilação". Seguimos com a tradução da introdução feita nas redes sociais e, em seguida, a tradução da matéria.

Parte 3

"OTIMIZANDO A METILAÇÃO NA TRISSOMIA 21"

Bem-vindo a parte 3 desta série de 5 partes abordando 'Uma proposta nutricional para a síndrome de Down'. Nas últimas semanas, falamos sobre os componentes essenciais para a saúde: água e fibras. Agora saltaremos do básico para o ultra excitante para dar uma olhada na Metilação na Trissomia 21 e como podemos usar a comida para otimizar a saúde e o desenvolvimento de nossas crianças. É fácil dar suplementos às crianças, elas são uma forma rápida e eficaz de apoiar os ciclos bioquímicos no corpo, mas você já pensou no fato de que os alimentos também estimulam esses ciclos? Realmente não adianta dar suplementos ao seu filho e uma dieta pobre em nutrientes. Faz sentido que os alimentos ricos em nutrientes devam fazer parte dos principais alimentos do seu filho durante toda a vida. A melhor maneira de descobrir quais nutrientes precisam ser priorizados é através de testes de medicina funcional. Então você pode usar o Infográfico que criei para adicionar mais desses deliciosos alimentos à dieta do seu filho, uma maneira econômica de melhorar a saúde.

Espero que, depois de ler esta publicação, você esteja convencido de que os nutrientes ricos em metilação não são apenas benéficos, mas essenciais para otimizar a saúde de nossos entes queridos.

O que é metilação?

A metilação é um processo metabólico que ocorre em todas as células e órgãos do nosso corpo. A vida não existiria sem ela. A metilação ocorre quando uma molécula passa um grupo metil (um átomo de carbono com três hidrogênios ligados a ele) para outra molécula. Isso ocorre em torno de um bilhão de vezes por segundo em nosso corpo. A metilação é fundamental para a desintoxicação, função imunológica, produção de DNA, energia, função cognitiva e controle da inflamação. Uma metilação pobre nos leva a muitas condições crônicas.

Metilação na Trissomia 21

Pesquisas indicam que os padrões de metilação em recém-nascidos com Trissomia 21 (T21) são diferentes dos recém-nascidos típicos provando que o cromossomo extra altera a atividade da metilação nesse grupo de pessoas. Além disso, adultos com T21 têm padrões de metilação diferentes para recém-nascidos com T21 devido a exposição ambiental. A metilação é um processo dinâmico que muda o tempo todo e é influenciado pelo nosso meio ambiente e genética, mesmo na T21 (1).

Na T21, o gene DNMT3L (DNA metiltransferase 3L) fica no cromossomo 21 e influencia as enzimas DNMT3a e 3b, que são os metiladores de DNA, e pode ser a causa da hipermetilação na T21 (9).

Além disso, o gene CBS, localizado no cromossomo 21, é superexpresso na T21, criando baixos níveis de homocisteína, metionina, SAH e SAMe. A baixa produção de SAMe, que é o nosso principal doador de metil, resulta em hipometilação (baixa produção de metilação).

A metilação adequada é necessária para que se converta a serotonina em melatonina, que nos ajuda a dormir, a produzir glutationa para desintoxicação, a produzir proteínas como a mielina, a bainha em torno dos nervos essenciais à função nervosa, a criação de CoQ10, creatina e carnitina, essenciais para as mitocôndrias , a produção de energia cardíaca, muscular e celular, e a conversão da norepinefrina em epinefrina, nossos neurotransmissores envolvidos no foco e na fala, juntamente com a dopamina (2).

A suplementação da dieta com produtos finais como creatina *, colina (fospatidilcolina) e carnitina foi demonstrada em pesquisas para aumentar a metilação do DNA (10). Isso é conhecido como “conservante de metil”, já que esses compostos são até 80% da sua estrutura. Quando somos suplementamos diretamente com esses nutrientes, a metilação passa a não ser tão difícil.

A metilação é impulsionada por nutrientes.

Felizmente, a metilação é um ciclo impulsionado por nutrientes, portanto podemos melhorar sua função através da suplementação nutricional. Um estudo de referência da professora Jill James (2001) provou que a adição de folato e vitamina B12 à dieta resultou no aumento da produção de metionina e SAMe em pessoas com T21 (3). Isso mostrou que, apesar do cromossomo extra causar metilação ruim, poderíamos melhorá-la. Este estudo foi um ponto de virada no tratamento nutrigenômico de pessoas com T21 pois a metilação desempenha um papel muito importante na saúde e no desenvolvimento.

Até recentemente, pensava-se que a saúde e o desenvolvimento de uma pessoa com T21 não poderiam ser alterados. Pesquisas em metilação provam que a otimização nutricional pode melhorar a atividade da metilação.

Um bom exemplo de como a dieta afeta a metilação é ilustrado por Randy Jirtle e sua experiência com camundongos Agouti em 2003 (4). O experimento de Jirtle provou que algo tão sutil quanto a dieta pode mudar nossa expressão gênica. Ratos alimentados com uma dieta rica em nutrientes de metilação eram pequenos, magros, escuros e livres de doenças. Os ratos privados de nutrientes de metilação cresceram acima do peso, com pêlos amarelos e desenvolveram obesidade e diabetes.

Um experimento subseqüente (2006) revelou que a Genisteína, um fitoestrógeno, modificou a expressão gênica e reduziu o risco de doença apesar de não doar quaisquer nutrientes ao ciclo de metilação. Um outro estudo mostrou que a Genisteína, além de nutrientes de metil, como folato e B12, reduziu os efeitos nocivos do Bisfenol A (BPA) na expressão gênica.

Isso é importante, porque prova que a metilação é afetada por outros fatores além da nutrição. De fato, pesquisas atuais mostram que nosso meio ambiente tem um impacto significativo na metilação: estresse, sono adequado, exercício, toxinas, o microbioma. Se esses fstores estão fora de equilíbrio, nosso SAMe vai ser usado rapidamente, privando-nos de doadores de metil que precisamos para cognição, fala, digestão, crescimento muscular, imunidade e muito mais (5).

Metilação "adaptável"

Os polifenóis, como o resveratrol, a curcumina e o EGCg, apoiam a metilação e a produção de SAMe, reduzindo o estresse, a inflamação e as toxinas (6, 7, 8), e estão associados ao equilíbrio da hipo e hipermetilação, como as ervas adaptogênicas que equilibram as glândulas supra-renais. É a metilação 'adaptável'. A natureza é incrível!

Dieta rica em doador de Metil

Se fornecermos aos nossos corpos os melhores micronutrientes e comportamentos de estilo de vida, podemos otimizar a metilação (5). Uma dieta rica em doadores de metil inclui alimentos como beterraba, verduras, fígado, e é uma dieta com baixo índice glicêmico e antiinflamatória (vide gráfico). O diagrama abaixo mostra quais nutrientes são necessários para cada seção do ciclo de metilação para funcionar eficientemente. A melhor maneira de entender quais nutrientes seu filho precisa é fazer testes de medicina funcional. Eu descobri que testar é uma ferramenta inestimável para revelar quais os nutrientes específicos que uma criança é deficiente. Em muitos casos, as crianças são deficientes em nutrientes principalmente por causa do estresse, inflamação, disbiose, falta de sono ou eliminando nutrientes mais rapidamente do que deveria. Quando tratamos a causa-raiz do estresse e substituímos esses nutrientes, é impressionante a rapidez com que eles começam a reagir e a se desenvolver.

Pensa-se que, no futuro, a pesquisa epigenética, como os testes que analisam a metilação, tornar-se-á prática de rotina (5). O estado de metilação é avaliado atualmente utilizando testes de Ácidos Orgânicos e Aminoácidos. Como as crianças com T21 nascem com um padrão atípico de monitoramento da metilação, esse ciclo nos permite otimizá-lo com dieta e suplementos, conforme discutido.

1) Testes de Ácidos Orgânicos examinam as seguintes substâncias que afetam a metilação: folato, B12 e todas as vitaminas B, Coenzima Q10, Glutationa, Aminoácidos, produção de ATP, Neurotransmissores - Dopamina, Serotonina, Adrenalina / Noradrenalina, Candida e disbiose.

2) Os testes de aminoácidos analisam os aminoácidos relacionados à função do ciclo de metilação: Homocisteína, Taurina, Serina, Cisteína, Tirosina, Metionina, Triptofano, Ornitina e Argina (ciclo da ureia).

Caso tenha interesse em organizar uma sequência de testes, você pode me enviar um email para: c-pod@outlook.com

* Suplementação de creatina não é recomendada para pessoas com Trissomia 21, pois causa estresse renal.

Referências

1. Henneman P, Bouman A, Mul A, Knegt L, van der Kevie-Kersemaekers AM, et al. (2018) Widespread domain-like perturbations of DNA methylation in whole blood of Down syndrome neonates. PLOS ONE 13(3): e0194938 2. Yasko, A , ‘Pathways to Recovery’, (2009) Neurological Research Institute, Bethel Maine. 3. Pogribna M, Melnyk S, Pogribny I, Chango A, Yi P, James SJ. Homocysteine metabolism in children with Down syndrome: in vitro modulation. Am J Hum Genet. 2001 Jul;69(1):88-95. Epub 2001 Jun 5 4. Waterland R.A., Jirtle R.L, Transposable Elements: Targets for Early Nutritional Effects on Epigenetic Gene Regulation, Molecular and Cellular Biology Aug 2003, 23 (15) 5293-5300; 5. Fitzgerald, K, Hidges R, “Methylation Diet and Lifetsyle’, 2016, Ebook 6. Lou XD, Wang HD, Xia SJ, Skog S, Sun J. Effects of resveratrol on the expression and DNA methylation of cytokine genes in diabetic rat aortas. Arch Immunol Ther Exp (Warsz). 2014 Aug;62(4):329-40 7. Reuter S, Gupta SC, Park B, Goel A, Aggarwal BB. Epigenetic changes induced by curcumin and other natural compounds. Genes Nutr. 2011;6(2):93–108. 8. Yiannakopoulou EC.Targeting DNA methylation with green tea catechins. Pharmacology. 2015;95(3-4):111-6. 9.Lu, J., Mccarter, M., Lian, G., Esposito, G., Capoccia, E., Delli-Bovi, L.C., Hecht, J., Sheen, V., 2016. Global hypermethylation in fetal cortex of Down syndrome due to DNMT3L overexpression. Hum. Mol. Genet. 25, 1714–1727 10. Otero NK, Thomas JD, Saski CA, Xia X, Kelly SJ. Choline supplementation and DNA methylation in the hippocampus and prefrontal cortex of rats exposed to alcohol during development. Alcohol Clin Exp Res. 2012;36(10):1701–1709.

 
 
 

Comments


Posts relacionados

/ Posts recentes

/ Archive
logo branco.jpeg
bottom of page