Governo Federal censura a comunidade surda
- Gisele Fontes e Rosana Bignami
- 29 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Em uma thread (espécie de fio de vários tweets encadeados), um perfil do Twitter informou que o Governo Federal retirou vídeos da TV INES, a TV que oferece conteúdo educativo e cultural em Libras. Um dos vídeos retirados foi sobre Karl Marx, o outro foi uma entrevista do ex-deputado Jean Willys.
Mas, censurar conteúdo à comunidade surda não foi a única violação cometida pelo Governo Federal contra a comunidade surda. Também houve violação da indicação da comunidade na eleição para Diretor do INES (Instituto Nacional de Educação dos Surdos), quando o candidato mais votado para o cargo foi preterido e em seu lugar nomeado o segundo colocado na lista tríplice.
Todos os fatos narrados na thread foram checados pelo Comuna Diversa.
"Olá, pessoal, hoje vou contar uma breve história de como o Governo Bolsonaro tem tratado a educação na comunidade surda, tudo sem viés ideológico-partidário. Segue o fio: Conhece a TV INES?

A TV INES oferece uma grade de programação com foco na comunicação educativa: (cultura, entretenimento, documentários, aulas de Libras, etc) em Língua Brasileira de Sinais.

E eles têm muitos vídeos legais. Confere lá: http://tvines.org.br

Mas eu gostaria mesmo é de chamar a atenção para estes dois vídeos: - Um deles trata da história de de Karl Marx - O outro é uma entrevista com Jean Wyllys


Aparentemente, estes vídeos foram removidos do site sem motivo algum (As imagens acima são do cache do Google). Esses materiais são usados no Instituto e em diversas escolas que tem alunos surdos. Ou seja, estão limitando o acesso a informação (Pode chamar de censura ou tá cedo?)


O mesmo aconteceu com esse vídeo aqui, com temática de inclusão e direitos LGBT.


Estes foram os que encontrei. Da mesma forma, outros vídeos também sumiram do acervo. Agora atentem para o slogan da rede: Acessível Sempre (pero no mucho)

E tem mais. Eu gostaria que vocês lessem este diálogo que tive com uma pessoa que veio me contar essa história toda!


Em resumo, parte 1: Seu Jair fez lambança na campanha, prometeu o que não tinha condições de cumprir no momento, e a Karin Strobel arrumou a bagunça pra ele. Essa Karin aqui:

Em resumo, parte 2: Paulo André e Ana Regina também entraram no jogo pra aliviar a barra do Seu Jair, e descolaram essa mamata aqui. Porém, esta é um pouco mais grave. Houve uma votação no órgão, e eles perderam p/ Solange Maria e Nelson Pimenta. (A Ana Regina foi vice do Paulo)


O vice da chapa mais votada (e que não foi nomeada) é aquele Nelson Pimenta, do vídeo com o Jean.

Assim, pela primeira vez na história a lista tríplice p/ nomeação do Diretor Geral do INES não foi respeitada. Detalhe: Os candidatos haviam assinado um termo se comprometendo a não assumir o cargo caso não fossem escolhidos na consulta interna.

E a desculpa do Ministério da Educação, em resumo, foi que a chapa escolhida tinha um candidato surdo. A outra, só o vice.

E esta decisão, lógico, não agradou a comunidade, que já se manifestou através desta nota.


Links utilizados nesta pesquisa: 1- Site da TV INES: http://tvines.org.br/
2- Entrevistas removidas (cache do Google):
3- Matéria 1: https://www.librasol.com.br/mec-escolhe-uma-surda-para-cargo-de-diretora-de-politicas-de-educacao-bilingue-de-surdos/ …
Thread compilada em https://threader.app/thread/1088983143061905409
Atualizações: A comunidade surda está se manifestando sobre o assunto. Podemos ver o relato de outros vídeos também removidos da plataforma.



تعليقات