03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: a luta é de todos nós
- Gisele Fontes e Gabriela Laborda
- 3 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Hoje, dia 3 de dezembro é Dia Internacional da pessoa com deficiência. Segundo o censo do IBGE 2010, 12,4 milhões de brasileiros possuem ao menos uma deficiência. No entanto este número não reflete a realidade, uma vez que o último CENSO do IBGE não considerou pessoas com sofrimento mental, transtornos de aprendizagem e TEA. No caso do TEA, o transtorno só passou a ser considerado deficiência em 2012 após a publicação da lei 12.764/12 que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Espectro Autista. Esses números são tão pouco representativos da realidade que eles são perigosos, pois diminuem a demanda por políticas públicas que se fazem com base nas estatísticas. As deficiências não esgotam a diversidade e nem a demanda por estratégias e ferramentas de inclusão e/ou políticas públicas, pois os transtornos mentais e os transtornos de aprendizagem, como a dislexia, a discalculia e outros, também demandam políticas de diversidade no ensino/aprendizagem, na saúde, nas terapias, no mercado de trabalho, na cultura e demais setores da existência humana plena.
A luta pela efetividade das Políticas Públicas, estratégias e ferramentas demandadas pela diversidade humana, que está pressuposta no 03/12 alcança também as outras situações de diversidade não consideradas como deficiência. Essa luta se estende a estas situações e são essenciais para o pleno exercício da cidadania de todos. O alcance é tão maior do que aquele que poderíamos supor se considerássemos apenas os números do último censo, que ousamos dizer que, as demandas contidas na luta do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência encontram eco na absoluta maioria dos lares brasileiros.
Dia 03/12 é dia de falar de uma luta de todos nós em prol do respeito às especificidades de cada indivíduo. Vamos juntos então!
Comments